1/4/2021
Fiscalização de Obras

No artigo anterior divulgámos o processo de Consulta ao Mercado desenvolvido pela G&O, que termina quando o Dono de Obra toma a decisão de contratar os serviços de determinado Empreiteiro/Entidade Executante. 

O compromisso que a G&O assume passa por,  numa primeira fase, confirmar com o concorrente toda a proposta apresentada, como valores unitários apresentados e documentação associada, nomeadamente as matérias relacionadas com Contrato de Empreitada. A minuta do Contrato é um dos documentos que fazem parte da fase de Consulta ao Mercado, sendo sempre facultadas aos concorrentes.

A G&O promove o início da fase de execução do  Projeto com a assinatura de todas as partes (Dono de Obra, Fiscalização e Empreiteiro) do Auto de Consignação, nos termos previstos no Contrato de Empreitada assinado. Este documento dita o início dos trabalhos de obra. 

A atividade de Coordenação está ligada a todas as  intervenções não inseridas no Contrato de Empreitada com a Entidade  Executante e que podem inviabilizar o cumprimento integral do mesmo. Por exemplo, as infraestruturas de eletricidade, água e/ou esgotos, que podem não estar contratualizadas. A Fiscalização tem por objetivo garantir o cumprimento dos parâmetros fundamentais na execução dos trabalhos, como sejam o Prazo, Custo, Qualidade e a Segurança. 

A G&O apoia todas as suas atividades nos  procedimentos instituídos pela norma EN ISO 9001:2015 e Sistema de Gestão de  Qualidade. Desta forma, conseguimos garantir o correto seguimento e cumprimento das ações definidas, com o acompanhamento dos trabalhos durante o período da  sua execução, função dos objetivos definidos, garantindo: 

➡ Controlo do cumprimento do Prazo de  Execução; 

➡ Controlo de Custos; 

➡ Controlo da Qualidade dos materiais e trabalhos  executados; 

➡ Segurança e Saúde no Trabalho. 

O acompanhamento é realizado a partir de Atas de  Reunião semanais e Relatórios Mensais sobre o desenvolvimento dos trabalhos,  em função do que se encontra contratualizado com o Empreiteiro/Entidade  Executante. 

Com agenda semanal fixa, a reunião faz uma  abordagem sistemática às seguintes áreas: 

➡ Projeto; 

➡ Plano de Trabalhos; 

➡Controlo Económico; 

➡Controlo da Qualidade; 

➡Segurança e Saúde no Trabalho;

➡Diversos (Processo Camarário e Outros).

Os relatórios mensais tratam da  evolução e desenvolvimento da execução dos trabalhos, de forma a que o Dono  de Obra e/ou outras entidades implicadas no processo possam acompanhar o seu desenvolvimento.

O Auto de Receção Provisória está relacionada com a conclusão dos trabalhos de empreitada e toda a documentação de suporte como as Telas Finais, Compilação Técnica, entre outros. Estes documentos são indispensáveis para o acompanhamento do Período de Garantia, Processo Camarário e procedimentos de manutenção preventiva. 

Continue a seguir a nossa metodologia, no artigo onde falaremos acerca do Período de Garantia. Contacte-nos através do nosso formulário ou envie um email para geral@gestaodeobras.pt para mais informações.

Outros Artigos
Voltar ao topo