3/1/2021
Um exemplo de Gestão de Projeto

Em dezembro de 2019 fomos desafiados para mais uma Gestão de Projeto, para reabilitação de uma cobertura industrial. Um ativo com uma área de cobertura de 6 000 m2, composta por chapa metálica sem qualquer tipo de isolamento térmico, fixada mecanicamente à estrutura metálica existente.

O desgaste acentuado no revestimento metálico, a ausência de fixações mecânicas em alguns pontos de cobertura e as infiltrações registadas, mostraram ser evidentes no local e pelas razões apresentadas, o objetivo do Dono de Obra era melhorar as condições estruturais da cobertura, através da aplicação de um novo revestimento exterior, isolamento térmico e impermeabilização da mesma.

Esta unidade industrial conta com seguintes características:

➡ Sem acesso técnico à cobertura;

➡ 6 000 m2 de cobertura com revestimento metálico deteriorado;

➡ 260 m2 de claraboias em fibra de vidro;

➡ Pendente de cobertura elevada;

➡ 18 Claraboias de desenfumagem;

➡ Inexistência de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) na cobertura;

➡ Laboração entre as 08H e as 23H;

➡ Produção de calçado e derivados.

Alçado Sul

Planta de Cobertura

Aspeto geral da cobertura

Consulta ao Mercado

Após levantamento das condições atuais do revestimento de cobertura existente, a G&O delineou um programa de Consulta ao Mercado baseada no Caderno de Encargos criado, com o objetivo de encontrar a Entidade Executante responsável.

Planeamento da Consulta ao Mercado com definição de cada uma das fases que a compõem;

Durante a fase de Consulta ao Mercado, a G&O – Gestão de Obras dinamizou com as empresas consultadas as respetivas visitas ao local, prestando todos os esclarecimentos e podendo dessa forma ajudar a garantir a correta formulação técnica e económica das propostas a receber. Os períodos para receção, análise e execução do mapa comparativo de propostas são previamente definidos com o cliente.

Coordenação e Fiscalização de Obra

O Dono de Obra, através da análise do Mapa Comparativo e de todas as propostas recebidas das empresas consultadas, tem nesse momento condições para tomar a decisão de escolher a Entidade executante que será responsável pela reabilitação, seguidas da respetiva adjudicação e contratualização. Neste projeto, a proposta selecionada contemplou as seguintes atividades.

1. Instalação de prumos de Linhas de Vida: de acordo com o estudo realizado e apresentado pela Entidade Executante, a sua instalação em toda a área de cobertura permitiu a realização dos trabalhos em segurança, com a utilização provisória das Linhas de Vida à medida que os trabalhos iam sendo desenvolvidos e permitiu a correta aplicação do isolamento e impermeabilização sobre os prumos previamente instalados;

Instalação dos prumos de Linhas de Vida
Pormenor de instalação
Remate de impermeabilização aos prumos de Linhas de Vida

2. Aplicação de isolamento térmico EPS na cobertura: o fornecimento de isolamento careceu do estudo prévio para o correto assentamento do mesmo sobre a chapa metálica existente. O planeamento prévio da obra permitiu a chegada dos materiais ao local já desenhados para assentar corretamente sobre o perfil da chapa metálica existente;

Aspeto geral da aplicação de isolamento térmico

Aplicação de isolamento térmico sobre o revestimento existente

3. Impermeabilização com tela vinílica: aplicação de tela vinílica sobre o isolamento térmico. As ligações junto das caleiras e perimetria da cobertura são realizadas com recurso a perfis colaminados próprios, que permitem a correta impermeabilização entre os elementos;

Pormenor de aplicação da tela vinílica sobre o isolamento térmico
Preparação da impermeabilização junto das cumieiras de cobertura
Impermeabilização junto das claraboias existentes

4. Instalação de caleiras perimetrais à cobertura: Inexistentes até à data da intervenção;

5. Aplicação de Tubos Solares: após o levantamento e estudo das necessidades de iluminação do locatário, a solução dos tubos solares adequou-se plenamente. Sobre as claraboias existentes, aplicaram-se painéis de OSB que permitiram a regularização da impermeabilização sobre estes elementos. Esta atividade permitiu aumentar consideravelmente os índices de luminosidade no interior da nave.

Aplicação dos Tubos Solares
Aspeto geral da sua execução
Aplicação de OSB para regularização da impermeabilização

Contratualmente, a data de assinatura do Auto de Consignação deu-se a 13.07.19 com prazo definido de 3 meses para conclusão do projeto.

Existindo uma laboração diária neste ativo industrial, a preocupação do locatário era que os trabalhos na cobertura pudessem de alguma forma criar perturbações na linha de produção da fábrica. Acautelando as premissas impostas pelo mesmo, a Entidade Executante apresentou um plano de atividades e respetiva calendarização para a sua execução.

Neste sentido, a preparação de obra contemplou: a separação da cobertura em 4 áreas de trabalho distintas, estudo dos pormenores de execução, montagem de estaleiro e montagem torre de andaime para acesso dos trabalhadores à cobertura.

As reuniões e a elaboração de atas semanais permitem dar a conhecer de forma sintética o desenvolvimento dos trabalhos ao Dono de Obra e a todos que participam de forma direta ou indireta na empreitada. O planeamento assumido foi cumprido na íntegra, não tendo existido quaisquer atrasos que pudessem comprometer o sucesso deste projeto.

Todos os intervenientes envolvidos, desde o Dono de Obra, Fiscalização e Entidade Executante, contribuíram de forma proativa para se alcançar os objetivos inicialmente definidos.

Resultado final

Entregar valor ao cliente a tempo e horas é sempre o nosso principal objetivo. A essência da Gestão de Obras é conseguir controlar os fatores que ditam o sucesso de qualquer Projeto, seja de Construção, seja de Reabilitação:

➡ Prazo: obra iniciada a 13.07.19 e concluída a 13.10.20. A sua execução decorreu de acordo com o período contratualizado no Contrato de Empreitada, tendo a Receção Provisória sido assinada a 13.10.20, não existindo até à data quaisquer anomalias a registar.

➡ Custo: o custo previsto inicialmente na proposta selecionada foi totalmente cumprido. Nem mais, nem menos!

➡ Qualidade: através das especificações técnicas e dos pormenores de execução técnica apresentados pela Entidade Executante e de um controlo in-situ do desenvolvimento dos trabalhos por parte da G&O – Gestão de Obras, foi possível garantir a qualidade exigida para um projeto de reabilitação deste tipo;

➡ Segurança: 0 acidentes de trabalho! Foram utilizadas Linha de Vida provisórias para execução dos trabalhos de aplicação de isolamento térmico e impermeabilização junto à perimetria da cobertura.

Resultado final da intervenção

Num período em que a pandemia já era uma realidade em território nacional, foram tomadas algumas medidas de contenção da propagação do vírus SARS-CoV-2. Foram instalados pontos de desinfeção à entrada e saída da cobertura e foi instalado um contentor próprio e WC em obra para servir de apoio à equipa de obra e Fiscalização. Desta forma, minimizámos a circulação da equipa de obra no espaço de operação interior e exterior à nave industrial, sem interferir com a atividade do locatário.

A Consulta ao Mercado e a Coordenação e Fiscalização de Obras são serviços que estão integrados na metodologia de Gestão de Projetos que a G&O preconiza, analisa e discute com qualquer cliente e parceiro e/ou em função de qualquer tipo de projeto de reabilitação. Neste caso e em função da dimensão, conseguimos entregar o projeto dentro dos parâmetros que consideramos fundamentais para o integrar real valor ao ativo considerado e para que o Dono de Obra possa aumentar a rentabilidade do mesmo a partir da sua exploração.

O Dono de Obra ficou com um ativo industrial valorizado, aumentou as condições de utilização do imóvel e contribuí de forma significativa para a melhoria do desempenho energético da nave, especialmente na Primavera e Verão com a radiação solar direta sobre a cobertura.

Se pretende entregar valor ao seu projeto com um acompanhamento rigoroso e personalizado, contacte-nos através do nosso formulário ou envie um email para geral@gestaodeobras.ptpara mais informações.

Outros Artigos
Voltar ao topo