4/15/2021
Demolição com marca G&O

A G&O – Gestão de Obras realizou mais um serviço de Fiscalização e Coordenação de Segurança em Obra, no âmbito da empreitada de demolição das antigas instalações da EDIFER, na Rua das Fontaínhas, concelho da Amadora.

Os sete hectares de área às Portas de Benfica, eram um espaço maioritariamente composto por edifícios devolutos com muito entulho e lixo acumulados, o que representava uma grande preocupação para o município da Amadora e para a população residente junto ao local. Assim, este órgão municipal quis acelerar as ações de demolição e limpeza do espaço, realizando os esforços necessários à sua concretização, através de processos de notificação junto do nosso cliente.

Local do Projeto: Rua das Fontaínhas, Amadora

Definição prévia das zonas de trabalho do Projeto

Com um período de execução de 6 meses, o projeto de demolição contemplou 5 fases de trabalho durante a sua execução, com as seguintes atividades:

1. Levantamento topográfico.

2. Instalação de vedação em todo o perímetro do espaço intervencionado e respetivos portões de acesso.

3. Limpeza de entulhos e resíduos existentes na via pública.

4. Remoção de amianto e fibrocimento existente nas coberturas.

5. Demolição controlada dos elementos estruturais.

 

O espaço intervencionado com edifícios abandonados e devolutos era uma zona de descargas de entulho e lixo, que propiciava o desenvolvimento de algumas atividades menos lícitas. Desde o início de todo este processo, a G&O esteve em contacto constante com as autoridades, nomeadamente a Polícia de Segurança Pública do município.

Na tentativa de evitar que mais descargas ocorressem no local por desconhecidos e que estas pudessem ocupar o espaço que iria ser alvo de intervenção, foi prioritário a instalação de vedações metálicas em todo o perímetro dos terrenos e a consequente instalação de portões de acesso nas zonas definidas para acessos e circulação de veículos e máquinas.

Apresentamos de seguida algumas imagens que retratam um pouco da evolução obtida ao longo da obra.

Zona 1 - Estruturas existentes
Zona 2 - Entulho e lixo acumulado

Zona 5 - Estruturas existentes
Zona 2 - Vedação instalada

Zona 1
Zona 4

Zona 4: Limpeza prévia do entulho e lixo acumulado
Zona 2: Coberturas em fibrocimento e amianto

A G&O acompanhou diariamente o desenvolvimento das demolições e em parceria com a P3 – Engenharia, garantiram a Coordenação de Segurança em Obra e também o correto acompanhamento e gestão ambiental da empreitada. Todos os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) que resultaram desta empreitada foram reciclados em contentores próprios e os resíduos de amianto e fibrocimento foram acondicionados em locais específicos nas zonas de trabalhos definidas.

Fruto da realização de atas de reunião semanais em obra realizadas pela G&O – Gestão de Obras, o Dono de Obra esteve sempre informado sobre o desenvolvimento dos trabalhos de demolição. A nossa metodologia de trabalho tem sempre como objetivo o cumprimento dos fatores que determinam o sucesso de um projeto- o Custo, o Prazo, a Qualidade e a Segurança. Uma vez que se tratou de um projeto de demolição, o fator Qualidade foi substituído pelo fator Ambiente.

 

Prazo: esta empreitada de demolição iniciou-se a 09.03.19 e foi concluída a 03.08.19. Terminou com 7 dias de antecedência relativamente ao prazo definido na Consignação de Obra.

Custo: O custo previsto para esta empreitada de demolição foi completamente cumprido e não houve qualquer acréscimo ao valor contratualizado entre a Entidade Executante e o Dono de Obra.

Ambiente: A gestão de RCD’s foi conseguida através de um planeamento e acompanhamento rigoroso dos trabalhos de demolição. Privilegiou-se ao longo da obra, o planeamento do armazenamento e remoção de resíduos em função da zona intervencionada, com a correta separação dos diversos tipos de resíduos e posterior encaminhamento para vazadouro autorizado. Os materiais de fibrocimento e amianto foram removidos por uma empresa da especialidade, onde previamente se definiu o seu planeamento, os trabalhos de preparação, de desmontagem, acondicionamento e transporte deste tipo de resíduo.

Segurança: A segurança é sempre imperativa em qualquer obra. Nesta empreitada, a comunicação regular e constante do Técnico Superior de Segurança com a Coordenadora de Segurança foi determinante para o sucesso do projeto, bem como o rigoroso planeamento das tarefas semanais que permitiram a execução dos trabalhos de demolição sem a ocorrência de qualquer tipo de incidente.

Zona 3: Trabalhos de remoção de fibrocimento
Zona 2 e 3: Separação, selagem e preparação dos resíduos de amianto e fibrocimento para transporte

Zona 4

A demolição dos vários edifícios industriais e a limpeza de toneladas de resíduos de demolição presentes no local com muito entulho e lixo acumulado, foi concluída com enorme sucesso.

Esta operação urbanística satisfez não só os objetivos que nos tinham sido propostos pelo Dono de Obra, bem como corresponder aquilo que foram as exigências camararias do município da Amadora, comércio e população local.

Se necessitar de serviços de Coordenação e Fiscalização de Obras e Coordenação de Segurança em Obra, contacte-nos através do nosso formulário ou envie um email para geral@gestaodeobras.pt para mais informações.

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